domingo, 7 de dezembro de 2008

INFORMATIVO 69/2008

INFORMATIVO 69/2008

Prezados amigos e colegas,

Ao poder científico de nossa corrente agrega-se a cada momento novo valor dos estudiosos componentes de nossa comunidade neopatrimonialista contábil.

Isso muito me orgulha; ao difundir a vitória profissional e cultural dos referidos levo a todos o que também lhes pertence, ou seja, o engrandecimento de valor humano dos participantes de nosso grupo.

Como tem sido muito grande o número de mensagem que me chega (minha página www.lopesdesa.com.br vai chegando a expressiva soma de 3.000.000 de acessos) comunico que foi preciso acrescentar mais um endereço, com maior capacidade, para evitar as questões relativas a devolução de mensagens quando ocorre acúmulo. Solicito que desejando comunicação comigo o façam por a.lopesdesa@gmail.com ou por lopessa.bhz@terra.com.br; o endereço “info@lopesdesa.com.br” tem apresentado dificuldades e imprecisões.

Informo, ainda que foi lançada oficialmente pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, em cooperação com o Conselho Federal de Contabilidade, Fundação Brasileira de Contabilidade e Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, a II edição do Prêmio Internacional de Contabilidade de Produção Cientifica que leva meu nome; no regulamento distribuído na solenidade ficou aberta a chance de obras de teor doutrinário, sendo de esperar que se apresentem trabalhos que contribuam para a evolução de nossa ciência.

A considerar pelo sucesso da I edição é de prever-se que nesta II aumentado seja o número de concorrentes.

Valho-me da oportunidade para augurar-lhes felizes festividades natalinas e um ano de 2009 com intensa alegria, saúde, paz de espírito e progresso.

Cordialmente, Prof. Antônio Lopes de Sá


O livro “TEORIA DA CONTABILIDADE, uma abordagem histórico-cultural”, editado pela Juruá, de autoria do ilustre professor Valério Nepomuceno, é uma obra que dignifica a nossa cultura, mostrando a visão holística necessária ao entendimento sobre os agentes que tangem a riqueza. O mestre Valério foi um dos que se integrou ao primeiro grupo formado para a criação da corrente do Neopatrimonialismo, ou seja, é um dos fundadores da ACIN.

O trabalho referido é uma apologia da Ciência e um crítico do empirismo, mostrando, inclusive, com fatos e referências idôneas a deficiência contábil das Normas de Contabilidade anglo-saxônias.


Para grande orgulho de todos nós foi eleito Personalidade Contábil do Ano de 2008, no Paraná, o ilustre membro de nossa ACIN o professor doutor Aderbal Nicolas Müller.


­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Orgulha-nos comunicar que o emérito neopatrimonialista, Professor e mestre Carlos Alberto Serra Negra acaba de participar do livro Contabilidade de Custos - Temas Atuais, pela JURUÁ editora como co-autor.


Nosso colega Prof. Blênio César Severo Peixe foi o coordenador do XV Congresso Brasileiro de Custos, em Curitiba, emprestando valorosa cooperação a esse evento que contribui para o progresso dessa alta especialização da Contabilidade.


A Professora universitária e oficial do exército brasileiro Tatiana Laiane após assumir função técnica importante no Comando Militar da Amazônia - CMA, vem procurado implantar e defender a doutrina neopatrimonialista na aplicação pertinente às matérias de sua tarefa profissional, segundo nos informa.


O ilustre prof. Werno Herckert continua editando incansavelmente artigos sobre a doutrina neopatrimonialista, quer no Brasil, quer no exterior, podendo ser considerado na atualidade um prolífico difusor de nossa doutrina. Acaba de editar o trabalho Ativo e Passivo Ambiental e os Intangíveis pela Gráfica Sul de Três de Maio –RS.


O ilustre professor doutor João Lopes Cruz Neto, defensor das idéias neopatrimonialistas, agora na presidência de uma região do LIONS está realizando trabalhos de rara importância social; comunica-nos que muito se tem inspirado nas doutrinas sobre a prosperidade global a partir da base das células sociais, este que é o axioma final de nossa doutrina.


O ilustre Prof. Fábio Henrique Ferreira de Albuquerque que realiza seu doutoramento na Comunidade Européia, prosseguindo em suas publicações editou importante matéria na prestigiosa revista do CTOC de Lisboa, merecedora de reflexões, atinente ao campo da Ética Profissional.


O membro de nossa ACIN André Charone Tavares Lopes vem editando artigos de culturais cuidadosamente elaborados. Um dos mais recentes, publicado pela NETLEGIS sobre a História Contábil no Brasil é uma contribuição merecedora de apreço.

Nenhum comentário: