sábado, 20 de março de 2010

INFORMATIVO 76/2010

INFORMATIVO 76/2010 - NEOPATRIMONIALISMO

Prezados amigos e colegas,

A vitoriosa marcha ascendente do Neopatrimonialismo Contábil vai seguindo ritmo acelerado com novas e valiosas adesões.

Atualmente vários grupos de endereços eletrônicos reúnem professores, estudantes, profissionais, pesquisadores.

Novos trabalhos continuam sendo elaborados, teses, dissertações, tão como publicados artigos e livros de muito valor como o mais recente do mestre Zappa Hoog.

Acabo de entregar à casa Editora Juruá os originais de novo livro: “Normas Internacionais e Fraudes em Contabilidade” (Análise Crítica Introdutiva - Geral e Específica).

Cordialmente,

Antônio Lopes de Sá






O ilustre Neopatrimonialista mestre Joaquim Cunha Guimarães assumiu a Direcção da revista "Contabilidade & Empresas" do Grupo Vida Económica de Portugal, conforme informações complementares no seu Portal INFOCONTAB em www.infocontab.com.pt sendo tal importante evento uma conquista cultural que muito representa para a nossa ACIN.






O mestre Joaquim Cunha Guimarães está também à frente da olrganização do Terceiro Encontro de História da Contabilidade da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal a realizarar-se em Junho de 2010.






O emérito neopatrimonialista professor Wilson Alberto Zappa Hoog acaba de lançar mais uma obra de valor, tratando inclusive da defesa de nossa doutrina. Trata-se da Teoria pura da contabilidade edição da Juruá. O livro do grande mestre enriquece a literatura do Neopatrimonialismo Contábil.






MENSAGEM DO COLEGA PROF. FÁBIO DE ALBUQUERQUE

"No âmbito da pesquisa acadêmica levada a efeito para a conclusão do mestrado, e cuja linha de investigação prossegue no doutoramento, o colega Fábio de Albuquerque conta com a vossa inestimável ajuda para a recolha de informação através do preenchimento de um simples questionário disponível a partir da seguinte ligação:

http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dG1xSDNjZWZwbmR3TXRST2pxNTl0ckE6MA


O questionário conta com cerca de 20 questões, sendo imprescindível o vosso contributo para a realização deste projeto."

Cumprimentos,

Fábio de Albuquerque.






O valoroso membro da ACIN Professor Fábio Henrique Ferreira de Albuquerque que acima expede mensagem foi agraciado com o prêmio de Contabilidade da APOTEC ao qual concorreu com tema que também foi tese de mestrado do mesmo. Muito orgulha nossa comunidade a vitória desse estudioso que em Portugal vai honrando o nome do Brasil.






O professor Werno Herckert, um dos maiores difusores do Neopatrimonialismo, acaba de editar o opúsculo sob o titulo “Aspectos do Neopatrimonialismo Contábil 2. edição pela Gráfica Sul de Três de Maio, RS”. A intensa produção desse valoroso colega em nossa disciplina merece todo o nosso maior reconhecimento.






Foi também agraciado com novo prêmio internacional da APOTEC e igualmente, pela segunda vez com o prêmio internacional de análise financeira - Luiz Chaves de Almeida, pelo terceiro lugar, o nosso valoroso membro da ACIN, escritor e professor Rodrigo Antônio Chaves da Silva. É a primeira vez na História contábil do Brasil que um brasileiro ganha por três vezes consecutivas um prêmio internacional na área contábil.






Segundo estou informado a ilustre Professora Ocionira Soares, docente universitária, adota no ensinamento a doutrina Neopatrimonialista. Tal condução na prática do magistério em muito valoriza os propósitos de nossa corrente científica, abrindo oportunidades para a valorização do conhecimento contábil. Os membros da ACIN ao adotarem tal critério como noticiaram informativos anteriores se referindo a ilustres colegas representa o verdadeiro cumprimento de adesão aos fins da ACIN. Terei sempre satisfação em referir-me aos que vão colaborando nessa grande empreitada de valorização do verdadeiro ensino superior da Contabilidade.






O professor Alex Luiz Pinto de Campos Jr, honrado servidor público federal da Controladoria Geral da União em Mato Grosso e defensor de nossas doutrinas Neopatrimonialistas, acaba de ser admitido como mestre no Curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Mato Grosso. A comunicação nos foi feita pelo emérito Prof. Mauro Kosis, também ardente defensor do Neopatrimonialismo.






O valoroso professor Antônio Carlos Ribeiro assumiu a coordenação do Curso de Ciências Contábeis da centenária Fundação Visconde de Cairu, de Salvador, Bahia. Vai realizar o II Congresso da entidade esperando um público de cerca de 1.000 pessoas de várias instituições, de 27 a 29.05.2010. Esse ilustre professor, defensor das doutrinas cientificas do Neopatrimonialismo, esteve recentemente no exterior realizando palestras, expondo as doutrinas que a ACIN defende. Tal vitória desse emérito profissional é também a de todo o nosso grupo por se tratar de insigne e leal defensor do que de mais digno existe em nosso conhecimento e que é a busca da verdade.






O ilustre professor doutor Ivam Ricardo Peleias acaba de lançar seu 3º livro: “Conselho fiscal: responsabilidade com a sociedade e os investidores”, pela Editora Atlas. Esse valoroso intelectual tem contribuído de forma brilhante para a valorização doutrinária cientifica e também para estudos históricos. Interessados nos trabalhos desse valoroso colega podem realizar contato com o mesmo para requerer suas obras pelo EE - ivamrp@contadoresforenses.net.br .






O emérito neopatrimonialista mestre Wilson Alberto Zappa Hoog é autor dos seguintes livros:





  1. Resolução de Sociedade & Avaliação do Patrimônio na Apuração de Haveres. 3. ed.,203 p.


  2. Código Civil – Especial para Contadores Livro II Do Direito de Empresa, 3. ed. 409p.


  3. Perícia Contábil, Normas Brasileiras de Perícia, 2. ed. 225p.


  4. Prova Pericial Contábil: Aspectos Práticos & Fundamentais, 5. ed. 495p.


  5. Dicionário de Direito Empresarial, Relativo ao Livro II do Código Civil/2002, 2. ed. 121p.


  6. Tricotomia Contábil & Sociedades Empresárias, 2. ed. 149p.


  7. Sociedade Limitada – Aspectos Administrativos, Jurídicos e Contábeis, Pós Código Civil/2002. 215p.


  8. Moderno Dicionário Contábil – da Retaguarda à Vanguarda, 4. ed. 233p.


  9. Contabilidade um Instrumento de Gestão. 185p.


  10. Fundo de Comércio - Goodwill em: Apuração de Haveres; Balanço Patrimonial; Dano Emergente; Lucro Cessante e Locação Não Residencial. 210p.


  11. Lei das Sociedades Anônimas – Interpretada e anotada em seus principais aspectos. 501p.


  12. Perdas Danos e Lucros Cessantes, em desenvolvimento.


  13. Corrupção, Fraude e Contabilidade, em co-autoria com o Prof. Antonio de Lopes de Sá. 2. ed. 178p.


  14. Manual de Auditoria das Sociedades Empresárias, em co-autoria com o Prof. Everson Luiz Breda Carlim, 2. ed. 383p.

Nenhum comentário: