domingo, 13 de dezembro de 2009

INFORMATIVO 74/2009

Prezados amigos e colegas,

"Quid enim est iucundius senectute stipata studiis iuventutis?"

Marco Túlio Cícero - "De senectute IX"

Homenageio meus jovens colegas e amigos com a frase lapidar há 2.000 anos construída por Cícero ao evocar a felicidade do ancião circundado de jovens estudiosos. Assim me vejo em relação a todos vocês em nosso Neopatrimonialismo Contábil, agradecendo-lhes o que proporcionam.

Incomum sucesso teve o X Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino ocorrido na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, nos dias 19 e 20 de Novembro. Numeroso público, qualificados conferencistas estes na maioria Neopatrimonialistas: Valério Nepomuceno, Joaquim Guimarães, Aderbal Müller, Antônio Carlos Ribeiro, Carlos Alberto Serra Negra, Walter Roosevelt Coutinho, Maria Elisabeth Pereira Kraemer, Cesar Eduardo Stevens Kroetz e Alexandre Bossi.

O evento teve a característica da liberdade de pensamento e diferentemente de muitos que têm ocorrido todas as correntes de idéias se manifestaram, sendo essa a grande virtude do mesmo. Só há progresso no diálogo; só há dignidade profissional e humana na liberdade de expressão.

Os neopatrimonialistas estão dignificando a comunidade contábil no que ela tem de superior e que é a ciência.

Muito bem sucedida, também, vendo sendo a página dedicada exclusivamente ao Neopatrimonialismo na Internet que pode ser acessada através do endereço http://neopatrimonialismo.blogspot.com/ e agradecemos a todos que estão contribuindo com os seus trabalhos, assim como os mantenedores.

Magníficos os artigos do professor Werno Herckert que estão amplamente difundidos no Brasil e no exterior, como outros dos eméritos professores Fábio Henrique Albuquerque, Pedro Onofre Fernandes, Carlos Alberto Serra Negra, Elizabete Marinho Serra Negra, Lígia Pimenta, Luiz Fernando Coelho da Rocha, Lúcio R. Silva, Yumara Lúcia Vasconcelos, Dércio Antônio dos Santos Venâncio, Francisco Reis.

Excelente livro todo dedicado à nossa doutrina foi recentemente editado pela Juruá, de autoria do professor Rodrigo Antônio Chaves da Silva sob o título "Evolução Doutrinária da Contabilidade"; seguiu rigorosamente as bases neopatrimonialistas.

O professor Rodrigo Antônio Chaves da Silva manteve-se fiel e ainda acrescentou progressos a doutrina, como precedentemente ocorreu com os primorosos livros dos professores Valério Nepomuceno, Salvatore Virgilitto, César Kroetz, Marco Antônio Amaral Pires, Joaquim Fernando da Cunha Guimarães, Ranylson de Sá Barreto Neto, Nilton Aquino.

Inúmeras teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso elaborados no Brasil e no exterior consagram ainda mais a difusão de nossos conhecimentos doutrinários, enriquecendo cada vez mais o acervo cultural de nossa corrente científica.

A todos devemos agradecer, pois, sustentam a dignidade de nossa cultura.

Auguro a todos vocês felizes festas natalinas e 2010 pleno de saúde, paz e prosperidade.

Cordialmente, Antônio Lopes de Sá



MENSAGEM RECEBIDA

Caros Neopatrimonialistas,

A visão crítica e filosófica está exposta segundo a evolução doutrinária da Contabilidade, como texto de conhecimento na obra que acabo de editar: "Evolução doutrinaria da Contabilidade: epistemologia do princípio patrimonial", Juruá.

O trabalho expõe não só a cultura, mas, também, os pontos débeis das doutrinas em relação ao princípio patrimonial, com uma autêntica crítica das idéias, automaticamente no campo da lógica de argumentação.

Espero que possa ser de apreciação tal obra, como foram em outras épocas as de mestres filósofos, como D´Áuria, Herrmann Júnior, Lopes de Sá, Amorim, Gonçalves da Silva, Masi e outros clássicos de nossa ciência.

Um abraço! Paz e Bem!

Prof. Rodrigo Antonio Chaves da Silva




O Prof. Ranylson de Sá Barreto Neto encaminhou o 2º volume de sua obra à Editora Juruá de Curitiba esperando-se ainda para este ano o lançamento.




Em 26 de outubro, em Curitiba ocorreu a eleição para escolha de dois novos membros efetivos para a ACADEMIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO PARANÁ. A eleição foi dividida em duas fases, sendo uma vaga para a capital e uma vaga para o interior do Estado. Foram indicados e inscritos cinco candidatos, três para a vaga do interior e dois para a vaga da capital. A vaga da capital ficou com o professor Doutor Aderbal Nicholas Muller, membro de nossa ACIN. Para a vaga do interior, foi eleito o professor Doutor Elias Garcia, do curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE Campus de Cascavel.




O ilustre professor Doutor Sebastião Luiz dos Santos, defensor de nossa corrente neopatrimonialista fez brilhante exposição na Academia Brasileira de Ciências Contábeis, em assembléia havida no dia 18 de novembro, apresentando contribuições, todas aprovadas. Há de louvar-se a responsabilidade e o esforço desse emérito membro da ACIN que mesmo enfermo deslocou-se do extremo norte do País, com cerca de 20 horas de viagem, para realizar tal participação.




Também apresentou projeto à Academia o ilustre neopatrimonialista professor César Abicalaffe.

Nenhum comentário: