quarta-feira, 8 de abril de 2009

O GRANDE PROFESSOR PORTUGUÊS

MARTIM NOEL MONTEIRO (1916-1980): O GRANDE PROFESSOR PORTUGUÊS
Por Rodrigo Antonio Chaves da Silva


“No homem é a alma que vive com ele e é já ele./ Nos deuses tem o mesmo tamanho/ e o mesmo espaço que o corpo/ e é a mesma coisa que o corpo/ Por isso dizem que os deuses nunca morrem.” – Fernando Pessoa – Alberto Caeiro. II. Poemas inconjuntos - (2006, p. 78.)


Resumo
O objetivo deste trabalho é desenvolver missivas e relatos sobre a história de um dos professores de destaque em Portugal que foi Martim Noel Monteiro. A justificativa deste trabalho se encontra nos poucos empenhos em se traduzir relatos sobre quem foi o aludido mestre, sua vida, sua obra, tal como a sua importância não só para o solo português, nas letras contábeis, mas, para o mundo da contabilidade. É relevante a abordagem histórica em contabilidade, ainda mais em se tratando de nomes para fazer com que os atuais contadores percebam quem foi singular na história da contabilidade, assim absorvendo suas idéias e imitando os seus exemplos. Portanto, não pode ficar por apagada a história de Monteiro, visto que, o método histórico trata não apenas do passado, mas do registro de nomes e cientistas, pois, uma ciência se forma com as verdades que se externam pelas inteligências, assim impossível seria tratar da contabilidade sem considerar igualmente os seus heróis e conquistadores do seu conhecimento permitido por Deus.

Palavras-chaves: Martim Noel Monteiro – Vida e obra – contribuição para a contabilidade.

Leia o artigo completo clicando aqui.

Rodrigo Antonio Chaves da Silva: Contador, perito contábil, professor de contabilidade geral, comercial e técnica comercial da Associação Comunitária Raulsoarense (ASSECRAS), e ganhador do prêmio internacional de história da contabilidade Prof. Martim Noel Monteiro edições 2007/2008 pela APOTEC (Associação Portuguesa dos Técnicos de Contabilidade); historiador, teórico da contabilidade, e especialista em gestão econômica das empresas.

Nenhum comentário: