domingo, 4 de outubro de 2009

INFORMATIVO 72/2009

Prezados amigos e colegas,



A missão que nosso grupo deve desempenhar para a dignificação constante da Contabilidade tem-se espelhado na atuação de muitos de nossos componentes da ACIN.


Novas adesões à corrente, muitas edições de artigos, participações culturais de diversas ordens estão enriquecendo o Neopatrimonialismo contábil progressivamente.


Acaba de sair pela JURUÁ a minha obra “PRÁTICA E TEORIA DA CONTABILIDADE GERAL”, com 307 páginas, expondo doutrina neopatrimonialista. A matéria sobre Filosofia da Contabilidade contida na obra é a da essência do Neopatrimonialismo.


No prelo estão mais dois livros de minha autoria, também na JURUÁ, sobre Custos e sobre Tecnologia Contemporânea da Contabilidade.


Envio-lhes cordiais cumprimentos amigos.


O colega Antônio Lopes de Sá



Importante iniciativa teve o ilustre colega Professor Joaquim Fernando C. Guimarães abrindo um Portal na Internet dedicado à História da Contabilidade. Sugerível é o acesso ao mesmo pelo que de competente possui. Endereço: www.infocontab.com.pt


O X Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino - PROLATINO ocorrerá em Uberlândia, Minas Gerais, em Novembro próximo. Nesse magno evento serão expositores ilustres intelectuais da Itália, Espanha, Portugal e Brasil. Dentre eles se encontram os eméritos Neopatrimonialistas professores Valério Nepomuceno, Aderbal Müller, Alexandre Bossi, César Eduardo S. Kroetz, Josir Simeone e Antônio Carlos Ribeiro.



Em junho passado o emérito escritor Prof. Dr. Gaitano Antonaccio, para orgulho nosso participante da corrente de estudos Neopatrimonialistas, fez importantes palestras em Ribeirão Preto e recebeu homenagens expressivas na localidade. O mestre Gaitano é dos escritores que mais tem editado em nosso País, explorando matérias históricas, contábeis, sociais, humanas.



Ocorrerá nos dias 24 e 25 de Setembro próximo, sob o patrocínio da Ordem dos Contadores o Congresso Português de Contabilidade. Como ocorreu no anterior a participação de muitos brasileiros foi expressiva e este ano é de esperar-se assim seja, com brilhantes atuações de neopatrimonialistas.


Nos passados dias 5 e 6 de Junho realizou-se o "Segundo Encontro de História da Contabilidade", organizado pela Direção e pela Comissão de História da Contabilidade da Instituição que representa os Contadores em Portugal (Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas), esta última integrada pelos professores Neopatrimonialistas Leonor Fernandes Ferreira e Joaquim Fernando da Cunha Guimarães.


Os diapositivos das comunicações e outras informações estarão brevemente disponíveis no menu "História da Contabilidade" do sitio da CTOC em www.ctoc.pt. Neste mesmo sítio está disponível a revista TOC nº. 111 de Junho de 2009, a qual contém diversas referências àquele Encontro, nomeadamente na capa e entrevista a Professora Doutora Leonor Ferreira, assim como um resumo das comunicações.



Foram publicados os artigos do Prof. Werno Herckert: Gestão Ambiental, Aplicações Sociais e Ambientais, Patrimônio: sua Função Social e Ambiental, A Concorrência e o Fenômeno Patrimonial, Capital Humano, Aplicações Ambientais e Prosperidade Patrimonial da Célula Social em www.administradores.com.br/membros/artigos, todos de cunho nitidamente neopatrimonialistas. Também podem ser encontrados artigos desse ilustre professor em www.clubedoscontadores.com.br/_trabalhos_ini.php O ilustre professor continua sendo um dos maiores difusores de nossa doutrina quer no Brasil, quer no exterior.



De autoria do colega, membro da ACIN, Felipe Luiz Lima de Paulo foi inserido em minha página www.lopesdesa.com.br importante trabalho sobre o ICMS e os aspectos ambientais. Trata-se de um enfoque pouco explorado,mas, de forma competente exposto pelo ilustre autor.


O professor Rodrigo Antônio Chaves da Silva tem editado vasta matéria sobre a doutrina contábil, assim como tem livro no prelo da casa Editora Juruá. A intensa atividade cultural desse jovem escritor, premiado no exterior, tem sido relevante apoio para as doutrinas do Neopatrimonialismo.


O emérito professor César Abicalaffe, membro de nossa ACIN, continua patrocinando cursos a distância, especialmente centrados na gestão eficaz patrimonial. Produziu ele uma série de modelos científicos que facilitam a análise da gestão e que sugerem caminhos para a prosperidade.


Nenhum comentário: