segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

INFORMATIVO 75/2010

INFORMATIVO 75/2010 - NEOPATRIMONIALISMO

Prezados amigos e colegas,

A importância cultural do Neopatrimonialismo Contábil vai ganhando raro destaque em muitos artigos, dissertações, teses, livros, aulas, diálogos e pesquisas.

O ano de 2009 foi de progresso em nossa área científica e isto está sendo ressaltado na segunda Edição de meu livro História Geral da Contabilidade no Brasil que se encontra no prelo, a ser lançada até Março próximo pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Nossa corrente, hoje com dezenas de milhares de adeptos, vai difundindo o que de superior realmente possuímos em nossa profissão e que é a ciência.

O interesse de profissionais e universitários pelo conhecimento científico está evidenciado nas milhares de consultas que recebo e que já elevaram a mais de 3.100.000 acessos a nossa página www.lopesdesa.com.br

Tudo isso faz prever para 2010 um período de intenso e crescente progresso, realizado por essa comunidade da ACIN para a qual os nossos associados têm arregimentado cada vez mais adesões.

Envio-lhes meus cordiais cumprimentos, agradecimentos e apoio.

O colega Antônio Lopes de Sá


O membro de nossa ACIN André Charone Tavares Lopes escreveu importante e valoroso artigo editado em NETLEGIS em 23 de dezembro de 2009, na Internet, sob o título A evolução da Contabilidade rumo ao Neopatrimonialismo. Trata-se de uma importante colaboração que muito enobrece nossa corrente de estudos. O colega André é autor de diversos artigos e de uma obra editada em 2009 sob o título Temas da Doutrina Científica da Contabilidade. Em nossa página www.lopesdesa.com.br está o trabalho do escritor referido.

Em Junho a Universidade de Valencia, na Espanha, realiza dois Congressos e o professor Vicente Ripoll Feliu nos convida para o mesmo, pedindo trabalhos.

Os interessados em enviar matérias sobre o nosso Neopatrimonialismo ou outro tema poderão dirigir-se ao ilustre professor cujos endereços são:

Vicente.Ripoll@uv.es
Departamento de Contabilidad
Facultad de Economía
Universidad de Valencia
Avenida dels Tarongers, s/n - 46071 Valencia. Espanha
Telefones 34 963828274- 34 963828280
Celular 618525449

O Prof. Antonio Carlos Ribeiro da Silva ilustre associado da ACIN convidado pelo ISCEE de Cabo Verde para ministrar um Seminário temático "A Contabilidade em Contexto de Globalização" lá está neste janeiro; segundo nos informa o emérito mestre está a fazer difusão de nossa doutrina Neopatrimonialista o que merece de todos nós o maior agradecimento. O Seminário de 25/01 a 28/01/2010 em duas ilhas: São Vicente e Praia, terá, pois, conotação cientifica Neopatrimonialista.

Importante obra sobre a “Teoria da Contabilidade” acaba de ser escrita pelo eminente membro da ACIN, hoje um dos maiores autores da Contabilidade no Brasil, Professor Mestre Wilson Alberto Zappa Hoog, com parte relevante expositiva sobre a nossa doutrina neopatrimonialista.

O livro será editado pela JURUÁ.

Importantes contribuições científicas ao Neopatrimonialismo, em obras de Teoria da Contabilidade se fazem presentes no mercado, de autoria dos professores Valério Nepomuceno, Rodrigo Antônio Chaves da Silva, Wilson Zappa Hoog (todas pelo Editor JURUÁ); além das específicas referidas, importantes outras foram editadas com temas de nossa doutrina e que são as do Dr. César Kroetz, e dos mestres Marco Antônio Amaral Pires, Joaquim Fernando Cunha Guimarães, Werno Herckert e Salvatore Virgillito.

Essas, com as de minha autoria, somam mais de uma dezena de livros a difundirem o Neopatrimonialismo.

Nenhuma outra corrente científica de origem brasileira alcançou tal importância e capacidade de difusão.

Na Universidade do Algarve, em Portugal, a Dra. Leonor Fernandes Ferreira, na cadeira de História e Teoria da Contabilidade ministrou aulas de teor nitidamente Neopatrimonialista e nos remeteu fotos do evento. Muito se deve agradecer a tal difusão, aumentando o valor de nossa corrente de estudos em nível internacional. A expressiva qualidade cultural dos trabalhos da ilustre professora tem sido destacada em Congressos Internacionais e em toda a Comunidade Européia. Segue ela a tradição de seu ilustre pai, Prof. Dr. Rogério Fernandes Ferreira, o autor que mais obras de literatura contábil, econômica e administrativa produziu em Portugal.

Nenhum comentário: